arrow-left-square Created with Sketch Beta.

Câncer colorretal é a principal causa de morte por câncer entre jovens nos EUA

O câncer colorretal tem se mostrado uma ameaça crescente para jovens nos Estados Unidos. Em 2023, esse tipo de câncer se tornou a principal causa de morte por câncer entre pessoas com menos de 50 anos, superando até doenças historicamente mais comuns, como o câncer de pulmão.

Mas como essa doença funciona?

Esse câncer se desenvolve no cólon ou no reto e, na maioria das vezes, começa a partir de pólipos na parede intestinal. Com o tempo, as células dessas lesões crescem de maneira descontrolada, podendo causar sangramentos, dor e alterações no hábito intestinal. Se não tratado, o câncer colorretal pode se espalhar para outros órgãos.

O que está por trás do aumento dos casos desse câncer?

Ainda não há uma resposta única, mas vários fatores têm sido apontados como possíveis causas dessa ascensão alarmante. Entre eles, destacam-se:

  • O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados;
  • A popularização do sedentarismo;
  • Mudanças no microbioma intestinal.

Por que o aumento é tão alarmante?

Em poucas décadas, o câncer colorretal subiu de 5º para 1º lugar no ranking de mortalidade entre os jovens. Desde 2005, o número de mortes entre pessoas com menos de 50 anos tem aumentado 1,1% ao ano, enquanto outros tipos de câncer têm visto suas taxas de mortalidade caírem.

Como se proteger?

Manter hábitos saudáveis, como uma alimentação rica em fibras, a prática regular de atividades físicas e evitar o tabagismo, ajuda a reduzir o risco. Mas a prevenção mais eficaz ainda é o rastreamento precoce, especialmente com a realização de exames como a colonoscopia, que pode identificar e remover pólipos antes que eles evoluam para câncer.

Se você está dentro da faixa etária ou tem histórico familiar, vale a pena conferir as diretrizes do governo federal para saber quando começar os exames.

📩 Jornal FitFeed

Para acompanhar o mundo de saúde e bem-estar pelo nosso jornal 🧬

👉 Inscreva-se aqui