arrow-left-square Created with Sketch Beta.

Sua posição de dormir pode turbinar seu cérebro. Entenda o porquê.

Acredite se quiser, mas a forma como você se ajeita na cama pode ser o próximo grande passo no biohacking para a saúde cerebral. Um estudo publicado na revista Brain Sciences em 2020 acendeu o alerta: dormir virado para o lado direito não é só uma questão de conforto, mas sim uma estratégia para otimizar a “faxina” noturna do cérebro, ajudando a eliminar toxinas acumuladas.

O que é essa tal de faxina cerebral?

Durante o sono, nosso cérebro ativa um mecanismo poderoso chamado sistema glinfático. Pense nele como uma equipe de limpeza que remove resíduos metabólicos e proteínas tóxicas que se acumulam entre os neurônios ao longo do dia. Esse processo é vital para manter a saúde cerebral em dia e, segundo a ciência, a posição em que dormimos pode facilitar ou dificultar esse trabalho essencial.

Lado direito: por que ele leva a melhor?

O estudo foi direto ao ponto e comparou a eficiência dessa limpeza em três posições: de barriga para cima, para baixo e de lado. O resultado foi claro: a posição lateral direita mostrou ser a mais eficiente para o escoamento do líquido cefalorraquidiano, o fluido responsável por levar o “lixo” metabólico embora. Essa otimização no fluxo significa uma remoção mais eficaz de toxinas que, se acumuladas, podem ser prejudiciais a longo prazo.

O impacto real: menos Alzheimer e mais longevidade?

Adotar o hábito de dormir sobre o lado direito pode ser uma ferramenta simples e acessível para prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Ao potencializar a eliminação de resíduos, contribuímos ativamente para a saúde cerebral durante o envelhecimento, alinhando uma prática de higiene do sono com a busca por longevidade. É a prova de que o futuro do bem-estar está nos detalhes que conectam nosso lifestyle à biologia do nosso corpo.

Embora a ciência ainda precise de mais estudos em humanos para cravar todos os benefícios, a evidência atual já é um forte indicativo. Mudar o lado de dormir é uma pequena alteração com um potencial enorme para a saúde cognitiva e um lembrete de que o mercado de bem-estar, de acessórios a suplementos, está cada vez mais focado em otimizar cada aspecto da nossa saúde.

Quer continuar por dentro do que realmente está acontecendo no wellness?

A newsletter da FitFeed entrega, toda semana, um radar com os movimentos mais importantes do setor.

Se inscreva em 👉 https://fitfeed-newsletter.beehiiv.com/